Portas Grafitadas - Barcelona

Várias portas de "las tiendas" de Barcelona são grafitadas. E podem ser apreciadas nos domingos, quando as lojas estão fechadas. A seguir estão algumas bem interessantes:















































"Pez", um personagem muito conhecido em Barcelona
Para mais informações sobre Pez olhar: www.lawebdelpez.com















Para ver mais porta grafitadas de Barcelona, clique no link abaixo:

Portas Grafitadas de Barcelona - Parte 2

Bicing - De Bicicleta em Barcelona

A bicicleta é um ótimo meio de transporte em Barcelona. Há diversas ciclovias e também a cidade é plana, o que favorece e incentiva as pessoas a utilizarem a bicicleta em suas rotinas diárias.

Muitos tem sua própria bicicleta. Pela cidade pode-se ver os mais divesos tipos e modelos. Um tipo bastante comum em Barcelona é a bicicleta dobrável: Muito prática, seu quadro pode ser dobrado no meio, para ocupar menos espaço na hora de guardar.
No entanto, o problema com relação às bicicletas em Barcelona é a enorme quantidade de roubos. Não assaltos e sim roubos. Deixar uma bicicleta parada na rua, mesmo que com cadeado (é claro!), é uma grande chance de perdê-la. Grande parte das vezes não é roubada a bicicleta inteira: Roubam somente partes, como roda, selim, etc. Portanto, se você tem sua própria bicicleta, não pode bobear.

Uma alternativa, são as bicicletas públicas: o "Bicing". Trata-se de um sistema composto por mais de 400 estações espalhadas pela cidade, onde os usúarios podem retirar e/ou devolver as bicicletas. Assim, esse sistema permite que os usúarios retirem uma bicicleta numa estação, em uma determinada área da cidade, e depois a devolva em outra estação, noutro lado da cidade. Isso é muito prático. Por exemplo, uma pessoa pode ir para o trabalho de metrô e, após o expediente, ela pode resolver pegar uma "Bicing" para dar uma passada na praia e depois voltar para casa.
Para utilizar o Bicing deve-se fazer uma carteirinha e um cadastro (através do site), além de pagar uma taxa anual de 30 euros.

A idéia é genial, porém o sistema ainda tem pontos a serem melhorados. É comum encontrar bicicletas com problemas ou alguma coisa quebrada. Além disso, dependendo do horário do dia, algumas estações ficam sem nenhuma bicicleta e, ao mesmo tempo, outras ficam lotadas (sem lugar disponível para entregar a bicicleta). Outra dificuldade do sistema, é que há horários de funcionamento, semelhantes aos horários do metrô - Isso afeta as pessoas que necessitam da bicicleta de noite, seja porque trabalham de noite, ou mesmo quem quer simplestemente sair e voltar tarde.
No entanto, de uma forma geral, pode-se dizer que o Bicing funciona bem. Conheço muitas pessoas que o utilizam direto no seu dia-a-dia. Ou também outros que, como nós, utilizam mais esporadicamente.

Para maiores informações, acesse o site:
http://www.bicing.com/



Uma estação do Bicing na Praça Catalúnia.


Ciclovias em Barcelona

Sitges

Sitges é uma cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, no litoral da Catalunha, à sudoeste de Barcelona.
No dia 16/07/2009 pegamos um trem em Barcelona e fomos conhecer esta linda cidade. Pegamos uma praia e também passeamos pela cidade. No final do dia, voltamos de trem para Barcelona.





Mar Mediterrâneo


All Star estacionado na rua?!



Um pé?!?!


Uma das praias de Sitges com a Igreja de Sant Bartolomé e Santa Tecla ao fundo.






Museu Palau Maricel


Ruelas de Sitges








Igrejinha

Sant Pol de Mar

Sant Pol de Mar é uma pequena cidade, de aproximadamente 5.000 habitantes, localizada no litoral da Catalunha, um pouco ao norte de Barcelona.
No dia 09/07/2009 fomos conhecer este povoado. Pegamos um trem em Barcelona, passamos o dia em Sant Pol, e depois voltamos no final do dia.



Barcos na praia de Sant Pol de Mar


Vista da cidade de Sant Pol de Mar. Na linha do horizonte, à esquerda, pode-se ver o morro de Montjuïc, na cidade de Barcelona.



Igreja no alto do morro, em Sant Pol de Mar